CIÊNCIAS BIOLÓGICAS


Nome do Projeto: Estratégias inovadoras no ensino de Genética

Coordenador(a): Maria de Nazaré Klautau Guimarães

Disciplina(s) Envolvida(s): Genética, Genética Básica e Genética e Biologia Molecular

Tipo de Resultado: Recurso Didático

Ano: 2017


Descrição do Projeto

   O projeto "Estratégias Inovadoras no Ensino de Genética" traz, como proposta, a elaboração de produtos educacionais, com o auxílio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e de estratégias do ensino por investigação. A ideia é utilizar esses materiais didáticos na área de Genética como uma forma de priorizar o estímulo ao raciocínio crítico e ao processo de ensino e aprendizagem por investigação.

   O projeto constitui-se em uma reflexão das práticas docentes, que tenta acompanhar o processo dinâmico do conhecimento científico, o que leva à demanda de atualização de materiais didáticos e de estratégias inovadoras, relacionadas com a sociedade contemporânea. Nesse sentido, a proposta de inovação no processo de ensino aprendizagem está centrada em dois aspectos principais: 1) elaboração de um recurso didático que introduza metodologias ativas (ensino por investigação) no ensino de Genética - no qual o estudante possa ser mais autônomo no processo de aprendizagem - e maior participação e troca de ideias com professores e seus pares; 2) implementação de uma nova metodologia para abordar os conceitos teóricos, baseada nos pressupostos teóricos da perspectiva Ciência e Tecnologia e a Sociedade (CTS), com a utilização das tecnologias da informação e comunicação.

  Desta maneira, o projeto pretende estimular os diferentes atores envolvidos no ensino de Genética: os estudantes, os docentes, os técnicos de laboratório e a universidade. A universidade se beneficia ao criar oportunidade para reflexão dos seus atores e ao implementar e divulgar as inovações em outros contextos (fora da universidade e fora do país), como também, ao estimular a discussão dos questionamentos sócio científicos.


Recursos Desenvolvidos

   Serão elaborados dois tipos de materiais didáticos:

  • Videoaulas - Organização teórica e elaboração de videoaulas sobre o conteúdo científico da disciplina Genética (UnB), abordando os aspectos históricos, as bases científicas, as aplicações na sociedade e o questionamento sociocientífico.
  • Sequência Didática – O tema das Impressões Digitais em uma sequência de atividades, desde o conhecimento científico até sua aplicação na sociedade. Será desenvolvida em quatro etapas, envolvendo argumentação, coleta de dados, contextualização e comunicação.

Os vídeos sobre o ensino da Genética tem como alvo principal a formação inicial e continuada de professores, fornecem as bases iniciais para a reflexão sobre o atual ensino de genética, além da apresentação e aplicação do Baralho Genômico na sala de aula.

Os recursos didáticos podem ser aplicados na educação superior presencial e a distância e também adaptados para outros níveis de ensino.


Utilização do Recurso

Baralho Genômico:

O material didático "Baralho Genômico" poderá ser acessado em:   Baralho Genomico

Vídeos sobre a utilização do Baralho Genômico:

https://www.youtube.com/watch?v=UotISuYFbFM

https://www.youtube.com/watch?v=VUTTh8MGNek

Também está disponível material didático sobre a utilização do Baralho Genômico no link:

https://multimedia.uned.ac.cr/pem/baraja_genomica/

Este material foi produzido em parceria com a Universidad de Costa Rica (URC) e com a Universidad Estatal à Distancia de Costa Rica (UNED).

Impressões digitais:

A utilização do recurso está descrita em artigo publicado na revista "Genética na escola” (2017, volume 12, número 2, páginas 150- 159), da Sociedade Brasileira de Genética:      

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A proposta de atividade pretende:

   1- estimular o interesse pela compreensão da variação das impressões digitais, tentando associar as explicações biológicas/genéticas ao fato da sua utilização na sociedade contemporânea como identificação individual;

   2 - fazer a coletas das impressões, analisar, classificar, apresentar os dados, buscar informações científicas e discutir em sala de aula as aplicações na sociedade.

   Para o desenvolvimento dos materiais didáticos serão utilizadas duas bases teóricas do Ensino de Ciências, que congregam muitos objetivos em comum e se adéquam muito bem na área da Genética: o Ensino por Investigação e Ensino CTS.

 


Resultados na Aprendizagem

O material da sequência didática sobre as impressões digitais foi aplicado em cinco turmas de disciplinas de Genética onde os estudantes puderam vivenciar um processo participativo de coleta, observação e análise dos dados, o que proporcionou o processo dialógico e estimulou habilidades e competências inerentes à investigação científica. Na aplicação da atividade observou-se o estímulo ao conhecimento das bases genéticas da diferenciação nas impressões digitais e de como se pode aplicar esse conhecimento em situações da sociedade atual que requerem a identificação individual.