CIÊNCIAS BIOLÓGICAS


Nome do Projeto: Atlas fotográfico de Anatomia Comparativa de Vertebrados

Coordenador(a): Julia Klaczko

Disciplina(s) Envolvida(s): Biologia/Saúde (Ciências Biológicas)

Tipo de Resultado: Recurso Didático

Ano: 2017


Descrição do Projeto

O estudo da anatomia dos animais remonta aos primórdios da ciência e persiste até os dias atuais. O ensino de Anatomia Animal, associado ou não a disciplina de Zoologia de Vertebrados, ocupa lugar cativo nos currículos de diferentes cursos de formação nas áreas biológicas. 

    O Atlas Fotográfico de Anatomia de Vertebrados é uma obra digital, organizada em quatro volumes, que apresenta a diversidade de formas, estruturas e anatomia dos diferentes grupos de vertebrados. Tem como objetivo de apoiar o ensino de anatomia comparada de vertebrados e zoologia em diferentes cursos dentro e fora da nossa instituição. Está disponível na forma de e-books no repositório da UnB, com livre acesso para download.

    Essa obra foi concebida pelo professor titular aposentado Dr. Antonio Sebben e teve seu primeiro volume, Cardiovascular e Respiratório, publicado em 2015. Sebben, percebeu a carência de material representando a nossa fauna, uma vez que os livros disponibilizados descrevem apenas animais modelos, muitas vezes com esquemas simplificados que não dão ao estudante uma real noção da diversidade e complexidade dos grupos de vertebrados. O primeiro volume, já teve mais de 2 mil acessos e downloads, dentro e fora do país.

    Produzimos o Atlas Fotográfico de Anatomia Comparativa de Vertebrados com um compilado de imagens de dissecções anatômicas, na intenção de retratar a diversidade morfológica dos diferentes grupos de Vertebrados, especialmente daqueles grupos pouco explorados pelos livros texto ou materiais didáticos.

    Os livros permitem ao estudante fazer uma comparação das formas e de evolução, visando apresentar a diversidade morfológica e a complexidade do organismo animal. O atlas consiste em um recurso de referência anatômico, para comparação entre sistemas.  As legendas são apresentadas em separado, preservando as características originais das estruturas e das peças anatômicas, com o objetivo de estimular o estudante a observar, analisar e interpretar as imagens.


Recursos Desenvolvidos

    Produção de três volumes digitais completando a série que foi iniciada com a publicação do volume cardiovascular: Vol II Digestório, Vol III Urogenital e Vol IV Esquelético e Muscular. Os livros trazem imagens detalhadas sobre a anatomia de diferentes grupos de vertebrados, com as estruturas identificadas, permitindo análise comparada e aprofundamento no estudo de zoologia de vertebrados.


Utilização do Recurso

Resultados na Aprendizagem

    A produção do Atlas Fotográfio de Anatomia Comparada de Vertebrados possibilitou a formação dos alunos bolsistas, em dissecção de espécimes, preparo dos exemplares por diferentes técnicas, fotografia científica, edição, identificação de estruturas, órgãos e tecidos.

    Os livros foram organizados para ter uma prancha com legendas e outra sem, assim o professor pode utilizar as imagens apenas as imagens, as imagens com legenda, de acordo com o contexto que for mais apropriado em sua aula, focando em um grupo de estruturas, na anatomia como um todo ou em um único órgão.

    Os estudantes podem compreender variação da anatomia de animais de nossa fauna, comparar morfologia e evolução de diferentes caracteres, bem como mapear as novidades evolutivas que caracterizam cada grupo.