CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS


Nome do Projeto: CLIL na disciplina Management Accounting and Control Systems

Coordenador(a): Beatriz Fátima Morgan

Disciplina(s) Envolvida(s): Management Accounting and Control Systems

Tipo de Resultado: Recurso Didático e Metodologia

Ano: 2018


Descrição do Projeto

    O projeto tem como objetivo desenvolver materiais interativos tecnológicos e não tecnológicos, para a disciplina Management Accounting and Control Systems, criando jogos e atividades; desenvolvendo um simulador de implantação de sistemas de controle em um cenário comercial; construindo atividades no moodle e slides dinâmicos para o conteúdo programático e estudos de casos. Esses materiais servem de auxílio para a aprendizagem do conteúdo do curso e seu vocabulário técnico em língua não materna.

    O projeto é dividido em três fases, sendo elas: definição dos materiais/estratégias para cada unidade do programa e estudos de casos; construção das estratégias; aplicação e correções/adequações. Baseia-se na metodologia Content and Language Integrated Learning (CLIL), em que a disciplina é ofertada em inglês para os alunos nacionais e estrangeiros com o intuito de favorecer o processo de internacionalização da universidade.

    O método CLIL se fundamenta em três pilares,conteúdo, linguagem e estilos de aprendizagem. No que se refere ao conteúdo, busca desenvolver o pensamento autônomo e raciocínio crítico com o emprego de técnicas de interação como brainstorm, solução de problemas, narração de histórias, estudo de casos, e outras atividades interceptadas às aulas expositivas. O segundo pilar citado, compreende a aprendizagem do vocabulário técnico em uma língua estrangeira, neste caso, a inglesa Com a utilização de instrumentos, tais como: quebra-cabeça; caça palavras; palavras cruzadas; construção de glossário; destaque de palavras em um texto; adivinhações etc. Através desses instrumentos, é possível realizar atividades como: escuta cooperativa; ditado mútuo; ordenação de palavras; textos parciais interativos. Em relação aos estilos de aprendizagem, exemplos de estratégias a serem adotadas são: mapas mentais, organizações gráficas, construção de glossários individuais, discussões em pares/grupos, imagens, anotações, feedbacks, localização de informações, verdadeiro ou falso, completar espaços em branco, questionamentos etc.


Recursos Desenvolvidos
  • 01 jogo/simulador de desenho de controle gerencial no cenário comercial
  • 10 quebra-cabeças
  • 04 Caça-palavras de no mínimo 25 palavras
  • 05 palavras cruzadas de no mínimo 20 palavras
  • Atividades para cada estudo de caso
  • Atividades no moodle para cada unidade
  • 13 conjuntos de slides para conteúdo e casos
  • 01 aplicativo para celular
  • Vídeo-aulas

Utilização do Recurso
  1. Simulador: o desenho do controle gerencial se assemelha a construção de um mapa conceitual sob a influência da estrutura de uma empresa. A nova versão do moodle traz tal ferramenta. Com isso qualquer disciplina poderá criar neste recurso a partir dos conceitos utilizados;
  2. Quebra-cabeça, caça-palavra, palavras cruzadas desenvolvidas em papel e digitalmente são recursos para trabalhar palavras-chave ou frases inteiras a partir das aulas e literatura. Pode ser utilizado para intercalar aulas expositivas ou como única atividade. Parece ser um bom recurso para estimular a leitura do texto e memorizar o vocabulário;
  3. Atividades no moodle: utilizar os diferentes tipos de atividade no moodle para serem feitas durante a aula ou extra-classe. O aluno pode fazer no celular ou notebook;
  4. Slides e vídeo aula: disponibilizar no moodle. A leitura dos slides ajuda o aluno a recordar as discussões feitas em sala de aula. A vídeo aula é importante para os alunos que faltaram e também como recurso para recordar/aprender o conteúdo, especialmente, àqueles que preferem o conteúdo via audição;
  5. Aplicativo: atividades que podem ser feitas a qualquer momento com o objetivo de memorizar o vocabulário técnico;

Resultados na Aprendizagem
  • Capacidade de desenhar/estruturar o sistema de controle para uma organização como um todo em qualquer contexto a partir da literatura;
  • Dominar satisfatoriamente o vocabulário técnico da disciplina quanto a escrita e pronúncia que permita a leitura fluída dos textos e a compreensão ao assistir aulas em inglês da área.
  • Ter visão crítica no contexto em que irá atuar.