ENGENHARIAS


Nome do Projeto: Plataforma Unificada de Metodologia Ativa (PUMA)

Coordenador(a): Simone Borges Simão Monteiro e Ari Melo Mariano

Disciplina(s) Envolvida(s): Projeto de Sistemas de Produção (PSP´s), PSP1, PSP2, PSP4, PSP5, PSP6, PSP7

Tipo de Resultado: Recurso Didático

Ano: 2017


Descrição do Projeto

   Este projeto tem como objetivo avaliar a eficiência da metodologia PBL adotada no curso de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília e, para isso, conta com o desenvolvimento de uma Plataforma Unificada de Metodologia Ativa (PUMA).

   O sistema permitirá o acompanhamento da evolução do processo de ensino, por meio de feedbacks e informações substanciais coletadas dos alunos, professores e stakeholders, a fim de fomentar o redirecionamento das disciplinas ao longo dos anos, assim como acompanhar as exigências do mercado, alinhadas às expectativas de todos os stakeholders do curso.


Recursos Desenvolvidos

   Software para acompanhamento da evolução do aluno no curso; Divulgação da metodologia PBL adotada no curso de EPR da UnB; e Captação de clientes externos com temas a serem desenvolvidas nas disciplinas de PSPs.

   Software que requer um espaço de armazenamento de memória RAM de 512MB para armazenamento do banco de dados (com imagens, vídeos, PDFs e tabelas) e das páginas internas e externas da plataforma.


Utilização do Recurso

   A metodologia de gerenciamento utilizada no desenvolvimento do software é a híbrida (Scrum e Tradicional). O desenvolvimento do PUMA está sendo realizado por meio da aplicação (API) em Node.js (JavaScript); o back-end com banco de dados PostgreSQL versão 10; e o front-end com o React.js.
   Já foi desenvolvido o módulo 1, de Divulgação, em que terá um edital disponível para captação de projetos, e um link para submissão, que será colocado em teste na disciplina de PSP5, no primeiro semestre de 2019. Assim que o módulo for aprovado, todos os professores que ministram as disciplinas de PSPs poderão adotá-lo.

   Entenda mais sobre a plataforma no artigo publicado: 

   Evaluating direct and indirect results of the active methodology in learning: proposal of an integrative design in 360º via unified platform


Resultados na Aprendizagem

   Além das competências técnicas, a metodologia PBL foca no desenvolvimento das competências transversais. Desta forma, o resultado esperado pelo software é que os professores acompanhem a evolução das competências transversais do aluno, uma vez que ele será avaliado em cada disciplina de PSP, e saiba qual competência terá que ser melhor trabalhada para que se torne um bom gestor de projeto.