CIÊNCIAS BIOLÓGICAS


Nome do Projeto: Laboratórios para o ensino presencial e a distância

Coordenador(a): Alice Melo Ribeiro

Disciplina(s) Envolvida(s): Biofísica

Tipo de Resultado: Recurso Didático

Ano: 2017


Descrição do Projeto

   O presente projeto propõe a construção de laboratórios controlados remotamente pelos estudantes via internet. A atividade experimental será realizada sem diferença significativa da mesma atividade presencial em um laboratório convencional. O laboratório remoto atenderá aos estudantes de curso de licenciatura em biologia, tanto na modalidade presencial quanto do ensino a distância, proporcionando assim flexibilidade de tempo, facilidade de aprendizagem e possibilidade de utilização pelos futuros professores no ensino fundamental e médio de escolas públicas e/ou particulares.

   Os laboratórios, ou módulos experimentais, serão construídos com o uso de material de baixo custo, hardware aberto e programas livres e abertos. Haverá módulos experimentais com estrutura específica para a realização de experimentos voltados ao currículo do ensino médio e para a educação superior nas áreas de Biologia e Química. O que caracteriza o projeto como pesquisa e inovação é a convergência das estratégias de ensino presencial e a distância, buscando disponibilizar a estrutura experimental da universidade a usuários que, por escolha própria, decidam-se pela estratégia de aprendizado presencial ou à distância, e que se sintam, independentemente da escolha feita, igualmente contemplados com os recursos para o crescimento profissional existentes na universidade. Trata-se de um recurso educacional inovador cuja relevância é aprimorar a estrutura para o ensino a distância.


Recursos Desenvolvidos

   Estrutura para controle via internet de estações experimentais modulares, na área da Biologia e Química, possibilitando o compartilhamento do mesmo ambiente disponível aos usuários presenciais, ou seja, a criação de laboratórios controlados a distância por usuários conectados à Internet, favorecendo o compartilhamento do mesmo ambiente disponível aos usuários presenciais.


Utilização do Recurso

   A plataforma de acesso remoto é comandada por um servidor web para o arduino, que é destinada a criação de ambientes interativos. Logo, converge diretamente com a lógica de programação necessária ao funcionamento do Laboratório de Acesso Remoto para o Ensino, que necessita de motores, agitadores, mangueiras e outros, que são acionados por estes “microcontroladores” via página de acesso vinculada ao laboratório. O usuário conectado à internet ao ‘logar-se’ na página, obtém acesso ao laboratório presencial e pode controlá-lo por meio de comandos na própria página web. Todo o processo pode ser visualizado por um conjunto de três câmeras dispostas em diferentes ângulos da estrutura robótica pelo aluno que realiza o experimento virtual. Este monitora todos os comandos e pode visualizá-los em tempo quase real em uma aba de vídeo no navegador. Trata-se de um recurso didático inovador, uma vez que o aluno poderá obter a mesma experiência virtual, como se estivesse em um laboratório físico realizando o experimento. 

   O recurso de experimentação remota pode ser aplicado para o ensino e como complemento deste. A experimentação a distância pode servir por si só como um recurso pedagógico para o ensino apresentando-se útil na prática em laboratório ou como um complemento, como, por exemplo, o aluno poderá ter acesso ao laboratório físico e também virtual, de modo que este possa revisar ou consolidar o seu conhecimento quando lhe for conveniente.

   O laboratório de acesso remoto para o ensino a distância como único recurso didático pode apresentar muitas vantagens, principalmente, se analisarmos que o perfil atual dos alunos tem mudado. Muitos desses possuem restrições de dias e horários de estudo, pois precisam conciliar a graduação com o trabalho e/ou podem ter que faltar no dia da atividade laboratorial, contudo, tratando-se da experimentação a distância, nenhum desses fatores afetaria o rendimento deste aluno, pois ele teria acesso ao laboratório virtual podendo realizar aquela tarefa posteriormente quando desejasse.

Como acessar o recurso: O usuário deverá acessar a página web pelo endereço <164> digitando ou copiando (ctrl+c e ctrl+v) na barra do navegador. Em seguida, deverá abrir o Programa VLC Media Player, localizado na área de trabalho. O usuário deverá clicar sobre o ícone duas vezes. Após a abertura do programa, seguir os passos:

  • Clicar em Mídia > Abrir fluxo de rede > Acessar a aba “Rede” >
  • Digitar ou copiar e colar o link que está dentro dos parênteses (rtmp://164.41.131.231/live/labremoto) no campo URL de rede.

   A página aberta no navegador será responsável pelos comandos da experimentação a distância. O player de vídeo (VLC media player) dará acesso ao conjunto de três câmeras que monitorarão os comandos do aluno enquanto este realiza o experimento. É necessário que o usuário, ao se conectar, se certifique se todos os comandos estão funcionando corretamente. Caso todos os comandos da página web estejam em conformidade, o experimento poderá ser iniciado. Caso não seja, a equipe de suporte ao Laboratório de Acesso Remoto para o Ensino deverá ser acionada pelo e-mail <labacessoremoto.necbio@gmail.com> para a solução do problema em questão. O aluno escolherá os dias e os horários para a realização da experimentação a distância conforme a sua necessidade. Entretanto, será necessário contatar a equipe do Laboratório para agendar a experimentação, uma vez que o projeto se encontra em fase de testes, e quaisquer atividades, ao menos por enquanto, deverão ser monitoradas.  

Conheça o laboratório: Laboratório de Acesso Remoto


Resultados na Aprendizagem

   O laboratório de acesso remoto para o ensino a distância é eficaz no processo de aprendizagem, pois conforme observado, a experimentação a distância propicia um ambiente favorável para que esses alunos possam ser protagonistas de sua formação acadêmica, exercendo a sua autonomia enquanto controladores do processo de aprendizagem. Esta autonomia reflete-se em como, durante o processo, os alunos precisam de muita disciplina e dedicação, características fundamentais para o ensino à distância.