Uso de HQ no ensino de Cálculo

Tatiane da Silva Evangelista

   O projeto ‘Uso de HQs no ensino de Cálculo’ propõe a utilização de história em quadrinhos, tirinhas ou contos infantis para o ensino e aprendizagem de conceitos de cálculo de variáveis e cálculo vetorial, em situações do dia a dia, a fim de verificar a aprendizagem dos discentes na disciplina de Cálculo. Trata-se de mais uma possibilidade de aprendizado, pois o uso das histórias em quadrinhos no ensino já é reconhecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (BRASIL, 1996) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (BRASIL, 2002).

   Dessa forma, a utilização desses recursos visa o aprendizado da Matemática de forma reflexiva, valorizando as competências ligadas ao raciocínio e à leitura. As tirinhas propostas neste projeto promovem a motivação, a colaboração e o protagonismo do estudante, pois combina diversos tipos de atividades e questões que promovem a aprendizagem científica.

   Essa práticas pedagógicas são concebidas para promover a formação cidadã, de acordo com os pressupostos do enfoque em CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade): os estudantes integram o conhecimento científico com a tecnologia e o mundo social de suas experiências do dia-a-dia.

          Visualize o projeto completo AQUI