Portfólio: ferramenta didática no ensino de Cálculo para engenheiros

Tatiane da Silva Evangelista

   O projeto consiste na construção de portfólios pelos discentes na disciplina “Cálculo 2”, do curso de Engenharias da Faculdade do Gama (FGA) da Universidade de Brasília (UnB). A estratégia de elaboração do portfólio envolve experiências de organizar suas próprias bibliotecas de estudos, tornando o estudante autônomo no seu processo de aprendizagem e também, como uma parte do instrumento de avaliação na disciplina.

   No processo de construção dos portfólios faz-se uso do contexto das tecnologias digitais, a plataforma Edmodo: um microblog educacional, cujo dono é o LinkedIn. O Edmodo é uma plataforma para o gerenciamento da aprendizagem (Learning Management System - LMS), desenvolvido por meio de computação na nuvem. Oferece um ambiente virtual seguro para a interação da comunidade escolar.

   O trabalho, que será realizado com aproximadamente 120 estudantes dos cursos de Engenharias da Faculdade do Gama da Universidade de Brasília (FGA/UnB), fará uma análise do conteúdo dos portfólios desses alunos, criando uma descrição objetiva, sistemática e quantitativa. Com isso, será possível levantar indicadores que mostrarão a efetividade da ferramenta no ensino de Cálculo.

           Visualize o projeto completo AQUI