Laboratórios para o ensino presencial e a distância

Alice Melo Ribeiro

  O projeto busca desenvolver a estrutura para controle via internet de estações experimentais de Biologia e Química, possibilitando o compartilhamento do mesmo ambiente disponível aos usuários presenciais. A ideia é colaborar para a adoção do uso de laboratórios remotos como instrumentos de pesquisa, ensino e aprendizagem na área.

  O objetivo é desenvolver e disponibilizar laboratórios controlados a distância por usuários conectados à internet, favorecendo o compartilhamento de conteúdos. Os laboratórios, ou módulos experimentais, serão construídos com o uso de material de baixo custo, hardware aberto, e programas livres e abertos. Haverá módulos experimentais com estrutura específica para a realização de experimentos voltados ao currículo do ensino médio e para a educação superior nas áreas de Biologia e Química.

  O que caracteriza o projeto como pesquisa e inovação é a convergência das estratégias de ensino presencial e a distância, buscando disponibilizar a estrutura experimental da universidade a usuários que, por escolha própria, decidam-se pela estratégia de aprendizado presencial ou a distância, e que se sintam, independentemente da escolha feita, igualmente contemplados com os recursos para o crescimento profissional existentes na universidade.

  Trata-se de um recurso educacional inovador cuja relevância é aprimorar a estrutura para o ensino a distância.

          Visualize o projeto completo AQUI