Estratégias inovadoras no ensino de Genética

Maria de Nazaré Klautau Guimarães

   O projeto "Estratégias Inovadoras no Ensino de Genética" traz como proposta a elaboração de produtos educacionais com o auxílio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e de estratégias do ensino por investigação. A ideia é utilizar esses materiais didáticos na área de Genética como uma forma de priorizar o estímulo ao raciocínio crítico e ao processo de ensino e aprendizagem por investigação.

 O projeto constitui-se em uma reflexão das práticas docentes, que tenta acompanhar o processo dinâmico do conhecimento científico, o que leva à demanda de atualização de materiais didáticos e de estratégias inovadoras, relacionadas com a sociedade contemporânea. Nesse sentido, a proposta de inovação no processo de ensino aprendizagem está centrada em dois aspectos principais: 1) elaboração de um recurso didático que introduza metodologias ativas (ensino por investigação) no ensino de Genética, no qual o estudante possa ser mais autônomo no processo de aprendizagem; maior participação e troca de ideias com professores e seus pares; 2) implementação de uma nova metodologia para abordar os conceitos teóricos, baseada nos pressupostos teóricos da perspectiva Ciência e Tecnologia e a Sociedade (CTS) e com a utilização das tecnologias da informação e comunicação.

  Desta maneira, o projeto pretende estimular os diferentes atores envolvidos no ensino de Genética: os estudantes, os docentes, os técnicos de laboratório e a universidade. A universidade ganha em criar oportunidade para reflexão dos seus atores, ganha na implementação e divulgação das inovações em outros contextos (fora da universidade e fora do país), como também, em estimular a discussão dos questionamentos sócio-científicos.

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