Método inovador adotado por professores da UnB auxilia pesquisadores com revisão bibliográfica

14/02/2019 | por Victor Cesar

Professores do Núcleo de Apoio e Desenvolvimento à Pesquisa - Ceftru - e do EPR-UnB adotaram a Teoria do Enfoque Metaanalítico Consolidado, para auxiliar pesquisadores com revisão de bibliografia.

Uma das primeiras etapas da produção acadêmica é a revisão bibliográfica. É necessário pesquisar sobre o objeto de estudo para saber se já foi abordado da mesma maneira previamente na literatura científica. Mas, com o enorme volume de informação disponível na internet é difícil encontrar os resultados específicos procurados.

Como tentativa de solucionar esse obstáculo, o Professor João Mello, fundador do curso de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília, adotou a Teoria do Enfoque Metaanalítico Consolidado - TEMAC - na disciplina Organização Industrial, matéria obrigatória para todas as engenharias da UnB e que recebe cerca de 240 alunos por semestre.

O TEMAC é um método de revisão bibliográfica que consiste em três etapas: a preparação da pesquisa, que delimita as diretrizes da revisão, como palavras-chave, intervalo de tempo das publicações e bases de dados a serem utilizadas; a apresentação e interrelação dos dados, usa uma equação para encontrar as informações sobre as publicações mais relevantes a respeito do objeto de estudo; e por último, detalhamento, modelo integrador e validação por evidências, faz análises mais profundas sobre as principais linhas de investigação utilizadas. Assim, é criado um modelo de pesquisa baseado em dados.

Para reformular e otimizar a disciplina Organização Industrial, o Professor Mello convidou o Professor Ari Mariano e juntos implantaram o Bibliometric Based Learning - BBL - metodologia ativa que alia o Project Based Learning e a bibliometria via TEMAC. Com o sucesso da mudança, os professores decidiram disponibilizar as aulas sobre o TEMAC e ampliar seu acesso a pesquisadores em geral através de uma plataforma de vídeoaulas que explicam o que é o TEMAC e como usá-lo na produção acadêmica.

Para os professores, o legado do uso do BBL é a autonomia que o aluno possui em decidir o que vai aprender, uma vez que, o professor passa o conteúdo presente na ementa, mas é o aluno que decide o conhecimento complementar que vai aprender e as linhas de raciocínio alternativas que vai seguir.

Para acessar a plataforma TEMAC e a aprender como utilizar essa ferramenta, acesse: https://www.pesquisatemac.com/