Uso da Arte para aprendizagem na Administração

Siegrid Guillaumon Dechandt

   O projeto ‘Uso da arte em meios digitais interativos para promover a aprendizagem na administração’ estuda e desenvolve a utilização de estímulos visuais de arte e meios interativos digitais em disciplinas do curso de administração da UnB. Esta técnica didática já foi utilizada em duas disciplinas: amplamente em Criatividade e Inovação nas Organizações e, esporadicamente, em Metodologia Científica Aplicada e Gestão do Desempenho. O foco do projeto consiste na pertinência do uso de arte em meios digitais interativos no curso de Administração.

   As abordagens são múltiplas, ou seja, interessam perspectivas de diferentes atores envolvidos na aprendizagem: estudantes, docentes e observadores do experimento, porque parte-se da premissa que a transmissão unilateral de conteúdos leva a pouco aprendizado por parte dos estudantes. Outra premissa é de que estímulos diferentes da transmissão de conteúdo tradicional unilateral, como o uso de uma música, um texto, uma imagem, uma fotografia, capturam a atenção dos estudantes, e, mais do que isto, podem ser utilizados para impulsionar reflexões multidisciplinares.

   Quando o estudante, além de observar uma imagem representativa, ainda é desafiado a criar uma imagem, seja um mapa conceitual, um mapa mental, uma fotografia de autoria própria, um desenho, uma escultura, etc. confronta o conteúdo da disciplina com sua própria identidade, com sua maneira de expressão, o que, aparentemente, gera maior engajamento e desenvolvimento ampliado e crítico do conhecimento.

Clique aqui para visualizar o projeto completo