TECMOLIBRAS - Telefonia móvel na educação de surdos

Lúcio França Teles

   Se para todos os usuários é importante o uso da tecnologia na aprendizagem, para a educação de surdos esta é fundamental para ampliar a possibilidade de acesso à informação e às redes. 

   O Projeto TECMOLIBRAS objetiva contribuir com a acessibilidade, realizando pesquisas sobre o programa de formação docente para o uso da tecnologia móvel no processo de ensino e aprendizagem em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

   O projeto enfatiza a possibilidade de oferecer uma nova opção pedagógica de ensino e aprendizagem com suporte tecnológico. A metodologia pesquisa-ação institucional será utilizada, com foco nos resultados pedagógicos observados na prática docente e discente, a partir da implementação do Projeto.

   Os resultados da pesquisa serão utilizados para orientação de trabalhos acadêmicos de professores que atuam em escolas locais. A equipe também tem como objetivo elaborar recomendações para o desenvolvimento de uma política nacional de formação de professores para o uso da tecnologia móvel no Ensino Básico.