Projeto Kíron

Suzana Guedes Cardoso

   O Projeto Kíron é basicamente a construção de um portal de entrada para a utilização de ferramentas virtuais e educacionais que trabalhem em interconexão didática e complementar. As investigações visam criar atividades didático-pedagógicas em ambientes virtuais em três dimensões, o metaverso, promovendo os conceitos de presença, imersão e de pertencimento à comunidade de aprendizagem.

   A proposta tem como objetivo integrar os conteúdos da disciplina de Webdesign em Jornalismo, da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, a um ambiente virtual, onde os alunos possam realizar parte da disciplina de maneira remota. Assim, a experiência busca impulsionar a integração da tecnologia 3D ao ensino a distância.

   O metaverso, Second Life, ambiente imersivo, graficamente intuitivo, de fácil acesso e uso, facilita a estruturação de cursos conforme as habilidades e competências que desejam desenvolver em seus alunos. Por outro lado, os alunos deverão ter acesso a uma ferramenta virtual que, ao se utilizar de múltiplas tecnologias e linguagens computacionais existentes e mesmo conhecidas, tenham êxito ao desenvolver as atividades propostas pelos professores, agregando mais conhecimento e de maneira mais produtiva.

Clique aqui para visualizar o projeto completo