Metodologias e tecnologias "Inteligentes" no apoio à Educação

Vandor Roberto Vilardi Rissoli

 O projeto tem como objetivo combinar um conjunto de metodologias educacionais com as tecnologias que lhe sejam condizentes, utilizando as características dos modernos Sistemas Tutores Inteligentes (STI) na realização de um processo educacional personalizado e mais autônomo, a contento das expectativas atuais nas habilidades discentes.

 Essa proposta procura fornecer assistência coerente aos diferentes perfis que participam do processo de ensino que almeja a aprendizagem significativa dos discentes, amparando-os em suas atividades de estudo ativo e acompanhado por um assistente virtual de ensino "inteligente" denominado SAE (Sistema de Apoio Educacional). Aos docentes e diretores ou coordenadores de curso a assistência é fornecida em tempo real e apresenta o comportamento de cada aprendiz, contribuindo com as decisões didático-pedagógicas e a definição de estratégias adequadas ao sucesso do processo educacional.

 O SAE ainda provê orientação pedagógica aos discentes respeitando o tempo e o ritmo individual de cada aprendiz, inferindo seu estado cognitivo e compartilhando essas apurações com os docentes.

 Dessa forma, a combinação coerente entre metodologias e tecnologias de apoio podem alcançar êxito educacional em qualquer área de conhecimento, contribuindo com a qualidade do processo, independente da modalidade de ensino, e, consequentemente, obtendo resultados satisfatórios na formação dos futuros profissionais. Almejando ampliar suas possibilidades o SAE também participa do A3M.

Clique aqui para visualizar o projeto completo