Inovação em tecnologias assistivas

Dianne Magalhães Viana

 O projeto ''Uso de TIC para inovação no ensino-aprendizagem e gestão de projetos interdisciplinares'' centra-se no apoio à criação e a manutenção de ambientes de ensino-aprendizagem baseados no desenvolvimento de projetos, os quais integram professores e estudantes de várias áreas. Para viabilizar este processo é definido um conjunto de ações metodológicas, apoiadas por ferramentas de gestão e de comunicação, relacionadas ao ambiente de aprendizagem, ao processo de desenvolvimento do projeto e à avaliação dos resultados.

 A organização de cursos em departamentos dificulta a realização de projetos interdisciplinares, o que requer a adaptação de inovações educacionais e sua utilização de maneira apropriada para a solução de problemas reais de engenharia. Tais problemas demandam a integração de diferentes áreas de conhecimento. Situações-problemas captadas na sociedade são introduzidas como temáticas motivadoras para promover experiências de aprendizagem ativa e colaborativa, por meio de abordagens como a Project-Based Learning (PjBL). Por exemplo, a temática motivadora "Inovação em Tecnologia Assistiva" em execução nesta proposta, envolve sete disciplinas de áreas diversas, de três campi da UnB.

 O resultado esperado é um conjunto de métodos para a criação e manutenção de ambientes de aprendizagem, baseados em projetos para resolver problemas reais, apoiados por disciplinas de diferentes cursos, que podem ser replicadas.

Clique aqui para visualizar o projeto completo