Atividades experimentais no ensino de Modelos Atômicos

Evelyn Jeniffer de Lima Toledo

  Atividades Experimentais no Ensino de Modelos Atômicos é um projeto que visa desenvolver uma coletânea de vídeos experimentais sobre os modelos atômicos e suas histórias para que possam ser utilizados no processo de ensino e aprendizagem sobre a ciência e o mundo submicroscópico.

  A produção de vídeos sobre os modelos mais famosos da literatura será feita por meio de uma abordagem experimental demonstrativa investigativa. Nessa experiência, questiona-se a necessidade de os cientistas criarem novos modelos, bem como sua pertinência. Essa abordagem tem como intuito permitir que o espectador seja capaz de visualizar o mundo submicroscópico e se aproprie de um modelo coerente com o científico. Ademais, o vídeo terá fundamentação filosófica e científica que auxiliará os espectadores a refletirem sobre o que é a ciência, como ela se estrutura, como se estabelece um período denominado ciência normal, como se identifica uma crise científica e como se pode chegar a uma teoria revolucionária. Permitirá que os espectadores percebam que a ciência é uma construção humana e que se reconheçam como possíveis contribuintes no avanço científico.

  Os vídeos servem de subsídio para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes no aprendizado de química, além de compreender a singularidade desse material na humanização dos cientistas, que são apresentados como seres humanos e não com o foco em suas genialidades.

Clique aqui para visualizar o projeto completo