Aplicativo web: Game-Libras

Eduardo Felipe Felten

   O projeto "Aplicativo Web como ferramenta didática para aprendizagem e divulgação da Língua Brasileira de Sinais na UnB: Game-Libras" tem como objetivo desenvolver um Aplicativo Web a fim de mediar o processo de ensino e aprendizagem da Libras por meio de games, além de oferecer material adequado com a modalidade viso-espacial da língua aos estudantes surdos e não-surdos matriculados nas disciplinas de LSB Básico e LSB Básico EAD, oferecidos na Universidade de Brasília (UnB).

   Para sistematizar o conteúdo será utilizada a didática visual, proposta adequada a modalidade da Libras, sempre fazendo relação entre imagem (fotografia, ilustrações e vídeos), destacando elementos que traduzem aspectos da experiência visual. Para, por fim, realizar a validação dos games com os membros surdos do grupo, a fim de legitimar o conteúdo e o material produzido.

   O app é uma ferramenta lúdica que proporcionará conhecimento, comunicabilidade e fomento à Libras, uma vez que a educação constitui direito básico à pessoa surda e não-surda, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Com a elaboração do Aplicativo Game-Libras, as disciplinas envolvidas do Instituto de Letras (IL), darão passos importantes para a metodologia de ensino de Libras como L2 (segunda língua).

Clique aqui para visualizar o projeto completo