A3M integra pauta de encontro sobre ensino criativo na UFG

03/12/2018 | por Emília Felix

Para estimular a reflexão sobre aprendizado, coordenadora do Programa A3M apresentou a atuação do projeto na UnB.

Na última semana, foi a vez do Programa Aprendizagem para o 3º Milênio (A3M) incentivar discussões acerca da educação. No Simpósio do Ensino Criativo, Colaborativo e Inovador (SECCI), organizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), pudemos apresentar as atividades do Programa, apoiado pelo Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD/UnB). O encontro foi realizado nos dias 21 e 22 de novembro, em Goiânia.

No evento, a coordenadora do Programa A3M, Lívia Veleda, falou sobre a identificação e promoção de ações educacionais inovadoras na UnB, atividade que já vem sendo executada com professores da universidade, por meio de editais, com o objetivo de fomentar e apoiar iniciativas educacionais no âmbito acadêmico.

Além da UnB, o SECCI contou com a participação de representantes da UFG, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Outras temáticas presentes no simpósio foram a ressignificação no processo de ensinar e aprender; interfaces entre a formação do professor universitário e protagonismo discente na UFG; estratégias de melhoria no ensino e aprendizagem e a reorganização do currículo e da avaliação para a melhoria da qualidade do ensino.

O encontro também promoveu atividades sobre aprendizagem colaborativa de línguas; sobre ensino de língua estrangeira; desafios reais do cotidiano escolar brasileiro, como o de se estar entre culturas acadêmicas diferenciadas e a construção de currículos inovadores e de portfólios reflexivos.